Mestrado em Finanças

Contacte-nos
Candidate-se

Língua

Inglês

Propinas*

1.500€ / ano

Horário

Predominantemente diurno

Duração

2 anos

* Propinas em vigor no ano letivo 2022/23 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE). Saiba mais aqui.

O Master in Finance é um programa especializado pré-experiência de cariz internacional, totalmente ministrado em inglês, com conteúdos reconhecidos pelo Instituto CFA (Chartered Financial Analyst). Oferece uma formação avançada na área de Finanças, com um foco particular nas Finanças Corporativas e nos Mercados Financeiros e adotando uma perspetiva prática cuidadosamente acompanhada de um elevado rigor científico. É um programa a tempo integral com uma estrutura flexível, onde as disciplinas principais e obrigatórias de Finanças podem ser complementadas por um conjunto relevante e diversificado de disciplinas opcionais, permitindo que os alunos construam um programa de acordo com os seus próprios interesses pessoais e objetivos de carreira.

Jorge Farinha
Diretor do Mestrado em Finanças

Mestrados > Mestrado em Finanças

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Teoria Financeira 6
Mercados e Investimentos Financeiros 6
Métodos Econométricos 6
Finanças Empresariais 3
Avaliação de Empresas 3
Seminários I 3
Projeto I 3
2.º Semestre
Nome Créditos
Modelação e Análise de Dados I 3
Ética e Governo da Empresa 3
Fusões, Aquisições e Restruturação 3
Derivados 3
Instrumentos da Dívida 3
Seminários II 3
Projeto II 3
Unidades curriculares optativas a escolher de entre um elenco fixado anualmente pelo Conselho Científico, tais como:

Real Options
Behavioral Finance
Entrepreneurial Finance, Venture Capital and Private Equity
Investment Banking
Financial Institutions
Portfolio Management
Business Intelligence
Business Analytics
Decision Support System
Data Mining
International Trade and Finance
Financial Economics
Databases and Programming
Data Analysis
Information Management and Analytics
Management Accounting and Control

2.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Metodologia de Investigação 3
Gestão do Risco 3
Modelação e Análise de Dados II 6
Finanças Internacionais 3
Seminários III 3
Projeto III 3
Unidades curriculares optativas a escolher de entre um elenco fixado anualmente pelo Conselho Científico 9
2.º Semestre
Nome Créditos
Dissertação/ Projeto/Estágio 30
Mais informações

Mestrados > Mestrado em Finanças

Destinatários

Os candidatos deverão possuir uma formação académica em Gestão, Economia ou em áreas afins e ser fluentes em Inglês. O Programa é adequado a quem tem como objetivo adquirir as competências fundamentais necessárias para o desenvolvimento de uma carreira em Finanças. Este Mestrado é, igualmente adequado àqueles que pretendem uma formação avançada que lhes permita posteriormente o prosseguimento de estudos de doutoramento nesta área. A experiência profissional não é um pré-requisito de candidatura. Os candidatos devem estar disponíveis para um programa exigente a funcionar em regime de tempo integral.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Finanças

Mestrados > Mestrado em Finanças

Oportunidades de carreira

O Mestrado em Finanças permite aos estudantes desenvolver capacidades importantes para a prossecução de uma carreira de sucesso na área das finanças, quer a nível profissional, quer a nível académico. Nomeadamente, os estudantes do MIF estão preparados para exercer funções em:

  • Bancos de investimento
  • Bancos comerciais
  • Fintech
  • Companhias de seguros
  • Empresas produtoras, na área da gestão financeira
  • Etc.

Mestrados > Mestrado em Finanças

Rankings

Em junho de 2022 o Mestrado em Finanças da FEP foi, pela primeira vez, destacado no prestigiado ranking “Masters in Finance 2022“, do Financial Times (FT), entrando diretamente para o TOP 50. O curso ocupa a 49ª posição a nível mundial neste ranking exclusivo para cursos de finanças, um dos mais influentes entre as escolas de economia e gestão de todo o mundo, e destacou-se como o melhor curso em Portugal e o sétimo melhor em todo o mundo em termos de retorno do investimento académico (value for money rank).

O Mestrado em Finanças ocupa o 24.º lugar no Eduniversal Best Masters Ranking 2021 dos melhores programas em Finanças Corporativas na Europa Ocidental. O Mestrado está também classificado na posição 111-120º do ranking mundial QS Business Masters Rankings 2022 que elenca os melhores programas do mundo na área das Finanças.

O Mestrado em Finanças foi aceite no CFA University Affiliation Program. Esse estatuto é concedido a instituições cujos programas incorporem pelo menos 70% do CFA Programme Candidate Body of Knowledge (CBOK), reconhecidos como fornecendo aos alunos uma sólida base de conteúdos financeiros que os posiciona favoravelmente para a realização dos exames do CFA. O Mestrado em Finanças tem a possibilidade de oferecer três Bolsas de Estudo do Programa CFA aos estudantes em cada ano, conforme detalhado nas Awareness Scholarship Official Rules do CFA Institute.

Duplas Titulações

Mediante processo de seleção, os estudantes do Mestrado em Finanças têm a possibilidade de realizar um dupla titulação em duas escolas de referência – a Universidade de Kozminski (Polónia) e a Prague University of Economics and Business (República Checa).

Mestrados > Mestrado em Finanças

Testemunhos

Inês Gil
Inês Gil

“O Mestrado em Finanças da FEP é um programa que, pelo seu prestígio e elevado nível de exigência, proporciona aos estudantes oportunidades únicas, não só a nível académico, mas também profissional. O conhecimento partilhado pelos professores, com uma vasta experiência nos mercados financeiros, permite aos estudantes atingir um nível de excelência e sucesso, crucial para enfrentar os desafios que se lhes são colocados regularmente, com persistência, autodisciplina e eficiência. O Mestrado em Finanças excedeu as minhas expectativas, permitindo-me ainda ingressar no Double Degree Master in Finance and Accounting com a Kozminski University – Varsóvia, o que se revelou uma grande vantagem competitiva no meu percurso. A cooperação entre as duas universidades proporcionou-me um vasto conhecimento na área das finanças, aliado a uma abordagem prática e num ambiente altamente dinâmico com estudantes de todo o mundo. O programa oferece oportunidades para seguir uma carreira profissional no âmbito dos mercados financeiros, devido à sua sólida cooperação com parceiros empresariais e instituições reconhecidas a nível internacional. O Mestrado em Finanças foi, de facto, determinante para o meu crescimento académico, profissional e pessoal.”

Andrea Pärtelpoeg
Andrea Pärtelpoeg

“Thanks to the Master in Finance at FEP I had my biggest learning curve – not only studying the theory, we were forced to put this into practice. All the assignments we had to do, it comes out, are done in the real world in most cases. Even though the professors are top of their field, they are approachable and even more – very motivating in the sense of how dedicatedly giving their lectures. I am grateful for this opportunity. It gave me the confidence to start my career in a way to speak up for new ideas and taking opportunities to learn every day as much as possible. Undoubtedly, I would not be here where I am right now without the degree and most importantly, not heading to achieve bigger goals.”

Mestrados > Mestrado em Finanças

Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui

What is a Euro worth? The market value of cash of Eurozone firms (Miguel Fernando Taveira Guimarães)

The Impact of the CEOs Remuneration on Firm Performance during the 2011/2012 Financial Crisis – The Portuguese Case (Joana Carlos Martins Real)

The Venture Capitalist Investment Decision: A Dynamic Real Options Approach (Ricardo Jorge Maia Ferreira)

R&D, Managerial Effort Allocation and Agency problems: a Real Options approach (Nuno Filipe da Rocha Borges)

IPO vs Private Equity: analysis and comparison of firms in a pre-IPO/buyout stage (João dos Santos Romariz)

Venture Capital Exits in Europe: Joint analysis of Exit Route and Timing (Andrea Pärtelpoeg)

Stock market reaction to Brexit announcements: Evidence from a natural experiment (Sílvia Moreira dos Santos)

Psychological Barriers in Three Markets with Different Profiles: ADR, ETF and Cryptocurrencies (Vítor Nuno da Costa Azevedo Fonseca)

A Credit-Scoring Model for Banco L. J. Carregosa, S.A. (Daniela Nikaitow de Oliveira)

A principal component approach to measure investor sentiment and its impact on underpricing (Ana Filipa Prozil Pinto)

Financial Literacy Levels of Small Businesses Owners and it Correlation with Firms’ Operating Performance (Tânia Isabel Mendes Fernandes)

The 2008 Financial and Economic Crisis and its Effects over the Footwear Industry in Portugal (Tânia Sofia Santos Pinto Ferreira)

Dissertações do Mestrado em Finanças da FEP venceram as duas últimas edições (2016 e 2018) do Prémio José Luis Sapateiro da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) destinado à melhor dissertação nacional de mestrado em Finanças.

Durante a sua frequência do Mestrado em Finanças da FEP, os estudantes participam num grande número de seminários apresentados por profissionais de Finanças, mantendo assim um contato direto com o mundo corporativo e profissional desta área. Exemplos de oradores recentes do programa incluem Carlos Costa (Governador Banco de Portugal), Ângelo Ramalho (CEO Efacec), Rodrigo Tavares (Presidente Granito Group), José Miguel Pessanha (Millennium BCP – Membro da Comissão Executiva e Chief Risk Officer), Nathalie Risacher (COO Natixis CIB EMEA Platform e Senior Country Manager of Natixis in Portugal), Cristina Casalinho (Presidente IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública), Rui Fontes (Chief Risk Officer Novo Banco), Hugo Marques (Partner Delloite), José Redondo (CFO Bial Group), Henrique Cruz (CEO IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento), Paulo Pina Pires (Country Director e CEO Devexperts Portugal), António Miguel (Managing Partner Maze), Francisco Almada Lobo (CEO Critical Manufacturing).

Os estudantes do Mestrado em Finanças também beneficiam da possibilidade, mediante um processo de seleção, de inscrição no programa QTEM beneficiando de uma estadia em até duas escolas parceiras, podendo ainda realizar um estágio com um dos parceiros corporativos internacionais da rede QTEM. Os estudantes poderão ainda participar na competição QTEM Data Challenge, onde estarão envolvidos em equipes internacionais que abordarão um desafio corporativo real de base analítica proposto por uma grande empresa internacional.

Finalmente, os estudantes também beneficiam da possibilidade de realização de estágios corporativos no final do programa, como alternativa a uma dissertação final, para conclusão dos seus estudos.

Candidatura

Edital de Candidatura
Adenda ao Edital

A FEP pode ser a sua próxima casa!

Contacte-nos

A FEP pode ser a sua próxima casa!

Candidate-se
Contacte-nos