Doutoramento em Economia

Candidate-se
Contacte-nos

Língua

Inglês

Propinas*

2.750€ / ano

Horário

Diurno

Duração

4 anos

* Propinas em vigor no ano letivo 2022/23 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE). Saiba mais aqui.

O Doutoramento em Economia é um programa com a duração de quatro anos em regime de tempo integral. Os primeiros três semestres são dedicados à frequência de unidades curriculares e os restantes semestres são dedicados à preparação da dissertação de Doutoramento.
Os estudantes que, todos os anos, ingressam no Doutoramento em Economia beneficiam de uma formação de excelência, integrando um ambiente de investigação estimulante. O programa é acolhido pelo Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (Cef.up), a unidade de investigação líder da FEP, que patrocina várias disciplinas e seminários ao longo do ano letivo. O programa conta com a participação ativa de um corpo docente altamente qualificado, constituído quer por professores da FEP, quer por professores visitantes.

O programa oferece ainda aos estudantes a oportunidade de participar nos seminários do Cef.up. Esta é uma componente chave do programa de doutoramento, uma vez que permite aos estudantes contactar com a fronteira da investigação nas suas áreas de interesse e fomenta a interação com investigadores nessas mesmas áreas. O programa incentiva os estudantes a apresentarem os resultados da sua investigação à comunidade científica, de modo a que os estudantes possam adquirir competências académicas chave e obter um feedback oportuno/atempado de investigadores graduados e dos colegas sobre as suas teses.

Elvira Silva
Diretora do Doutoramento em Economia

Doutoramento > Doutoramento em Economia

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Economia Matemática 6
Microeconomia I 9
Econometria I 9
Macroeconomia I 6
2.º Semestre
Nome Créditos
Microeconomia II 9
Macroeconomia II 9
Economia Computacional 6
Econometria II 6

2.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
História do Pensamento Económico 6
Análise Económica Avançada 6
Tópicos Avançados de Economia I 6
Tópicos Avançados de Economia II 6
Seminário 6
2.º Semestre
Nome Créditos
Projeto de Tese 30

3.º Ano

Anual
Nome Créditos
Tese 120

4.º Ano

Anual
Nome Créditos
Tese 120
Mais informações

Doutoramento > Doutoramento em Economia

Bolsas de doutoramento

O CEF.UP tem, a partir do ano letivo 2021/2022, um número limitado de bolsas de doutoramento a atribuir de acordo com o mérito do candidato. A Comissão Científica incentiva os estudantes, que não obtenham bolsa de doutoramento do CEF.UP, a candidatar-se a bolsas de estudo ou outro tipo de apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os estudantes que se candidatam a bolsas de estudo da FCT devem procurar aconselhamento junto da Comissão Científica no preenchimento dos formulários de candidatura.

No âmbito de protocolos de mobilidade internacional de estudantes estabelecidos entre a Universidade do Porto e várias universidades europeias, os estudantes da FEP podem candidatar-se a bolsas de estudo para realizarem um período de estudos no estrangeiro. Os estudantes que se candidatam a bolsas de estudo devem procurar aconselhamento junto da Comissão Científica no preenchimento dos formulários de candidatura.

Doutoramento > Doutoramento em Economia

O programa visa proporcionar aos estudantes uma formação avançada em Teoria Económica e Métodos Quantitativos, permitindo uma compreensão mais profunda das várias áreas de especialização da Economia e o desenvolvimento de competências de investigação científica.
A estrutura do programa está desenhada de forma a assegurar que as teses aprovadas contribuem para o avanço do conhecimento científico na área de especialização do estudante. O programa incentiva a submissão dos resultados da investigação para publicação em revistas científicas acreditadas.

Destinatários

  • Detentores de grau de Mestrado (ou com qualificação equivalente de um país estrangeiro);
  • Titulares de um grau de Licenciatura (ou com qualificação equivalente de um país estrangeiro), se o currículo atestar sólidas competências para a prossecução do programa de Doutoramento.
  • Em geral, os candidatos devem possuir qualificações académicas que permitam a aquisição de conhecimentos em Economia e a motivação para aplicar esse conhecimento, juntamente com ferramentas analíticas e quantitativas, à investigação científica em Economia.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Doutoramento em Economia

Doutoramento > Doutoramento em Economia

Oportunidades de carreira

Os doutorados em Economia estão habilitados a desempenhar funções profissionais nas mais variadas instituições, públicas ou privadas, académicas ou não académicas, nacionais ou internacionais, nomeadamente:

  • Docência e investigação em Instituições de Ensino Superior
  • Bancos, Seguradoras e Empresas de Auditoria e Consultoria
  • Entidades reguladoras
  • Empresas públicas ou privadas de vários setores de atividade

Doutoramento > Doutoramento em Economia

Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui

New Economic Geography: perspectives, multiple regions and individual heterogeneity”, José Maria Gaspar; Orientadores: João Oliveira Correia da Silva e Sofia Balbina Santos Dias de Castro Gothen, 2017. Prémio António Simões Lopes atribuído à melhor Tese de Doutoramento em Economia e Gestão no ano de 2017.

Financial Intermediation in Economies with Investment Complementarities“, Joana Franco Rocha; Orientador: José Jorge, 2016. Prémio António Simões Lopes 2016, atribuído pela Ordem dos Economistas e a Price Waterhouse Coopers.

The impact of Institutions on the Economy and the Process of Economic Divergence Visualizar Publicação”, Duarte Nuno Semedo Leite; Orientador: Óscar Afonso, Coorientador: Sandra Silva, 2015. Otto-Hahn-Medaille 2017, awarded by the Max Planck Society.

Entrepreneurship Dynamics: Entry, Survival and Firm Growth”, Vera Rocha; Orientador: Anabela Carneiro, Coorientador: Celeste Amorim-Varum, 2014. Prémio António Simões Lopes 2015, atribuído pela Ordem dos Economistas e a Price Waterhouse Coopers.

Outras teses podem ser consultadas aqui

Artigos científicos resultantes de teses

Market signals and investment in intermittent renewables, Tiago Oliveira, Student Best Paper Award 2015, International Association for Energy Economics

Gaspar, José M., Sofia B.S.D. Castro and João Correia-da-Silva; Agglomeration patterns in a multi-regional economy without income effects; Economic Theory; 66(4): 863-899; 2018.

Çenesiz, Alper and Luis Guimarães; Sticky Price Models, Durable Goods and Real Wage Rigidities; Journal of Money Credit and Banking; forthcoming.

Verona, Fabio; Investment dynamics with information costs; Journal of Money Credit and Banking; 46(8): 1627-1656; 2014.

Gaspar, José M., Sofia B.S.D. Castro and João Correia-da-Silva; Agglomeration patterns in a multi-regional economy without income effects; Economic Theory; forthcoming.

Rocha, Vera, Anabela Carneiro and Celeste Varum; Serial entrepreneurship, learning by doing and self-selection; International Journal of Industrial Organization; 40: 91-106; 2015.

Candidatura

Edital de Candidatura

A FEP pode ser a sua próxima casa!

Candidate-se
Contacte-nos

A FEP pode ser a sua próxima casa!

Contacte-nos