Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Candidate-se
Contacte-nos

Língua

Português

Propinas*

1.500€ / ano

Data limite candidaturas

01-03-2022

Horário

Pós-laboral

Duração

2 anos

Início do programa

Setembro 2022

* Propinas em vigor no ano letivo 2022/23 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE). Saiba mais aqui.

O Mestrado em Economia e Gestão Internacional (MEGI) proporciona aos estudantes o desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários para auxiliar as empresas no seu processo de internacionalização. O MEGI assegura a transmissão de conhecimentos teóricos atuais e relevantes, ao nível do comércio e investimento internacionais e da gestão estratégica internacional, garantindo equilíbrio entre as perspetivas económica e de gestão sobre a internacionalização. Acresce que se utiliza a análise e discussão de case studies, privilegiando-se o desenvolvimento de competências relacionadas com a tomada de decisão, a comunicação de resultados e o trabalho em equipa.

Óscar Afonso
Diretor do Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Mestrados > Mestrado em Economia e Gestão Internacional

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Multinacionais e Internacionalização 7,5
Comércio Internacional 7,5
Marketing Internacional 7,5
Unidades curriculares optativas do 1.º semestre

  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5

2.º Semestre
Nome Créditos
Gestão Estratégica Internacional 7,5
Unidades curriculares optativas do 2.º semestre

  • Direito dos Negócios Internacionais (7,5 créditos)
  • Mercados para a Internacionalização (7,5 créditos)
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 22,5 créditos e máximo de 22,5 créditos

22,5

2.º Ano

Anual
Nome Créditos
Dissertação / Projeto / Estágio 45
1.º Semestre
Nome Créditos
Seminários 7,5
Plano de Dissertação / Plano de Projeto / Plano de Estágio 7,5
Mais informações

Mestrados > Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Destinatários

O MEGI tem particular interesse para técnicos superiores e quadros de organizações portuguesas ou estrangeiras, já internacionalizadas ou em fase de internacionalização, que pretendam aprofundar ou desenvolver as suas competências no âmbito da internacionalização dos negócios. É igualmente uma excelente oportunidade para estudantes que, tendo concluído o 1° Ciclo, tenham particular interesse pela Economia e Gestão Internacional e aspirem trabalhar e/ou ganhar competências nesta área, ou desejem prosseguir o percurso académico ao nível do doutoramento na área.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Economia e Gestao Internacional

Mestrados > Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Oportunidades de carreira

O Mestrado em Economia e Gestão Internacional forma profissionais que pretendam desenvolver/consolidar atividade no quadro de estratégias empresariais e da gestão dos processos de internacionalização nas empresas. Os diplomados do MEGI poderão exercer atividade quer no setor público quer no setor privado, uma vez que este mestrado assegura a transmissão de conhecimentos teóricos atuais e relevantes, ao nível do comércio e investimento internacionais e da gestão estratégica internacional, garantindo equilíbrio entre as perspetivas económica e de gestão sobre a internacionalização.

Algumas áreas profissionais:

  • Gestão estratégica internacional
  • Marketing internacional
  • Comércio nternacional
  • Investimento internacional

Mestrados > Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Rankings

32.ª posição do ranking Eduniversal Best Masters Ranking 2021 dos melhores programas da Europa Ocidental na área de Gestão Internacional.

Mestrados > Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Testemunhos

Cláudia Paiva
Cláudia Paiva

“Escolhi o mestrado em Economia e Gestão Internacional na FEP porque, após finalizar a licenciatura, procurava especializar-me numa área que fosse relevante nos dias de hoje. A boa reputação da FEP e a crescente internacionalização das economias e das empresas, onde as relações económicas a nível mundial se intensificam e são cada vez mais significativas, foram elementos cruciais na minha decisão. Hoje, finalizado o curso, destaco a qualidade do corpo docente e da matéria lecionada, sempre adaptada e focada em temas atuais e importantes no âmbito do mestrado. Estes fatores foram fundamentais para adquirir um conhecimento aprofundado sobre economia e gestão internacional e que, sem dúvida, fará diferença no meu futuro e percurso profissional. Recomendo este mestrado a todos os que pretendam especializar-se numa área com futuro e ter um papel ativo numa economia cada vez mais global, onde a internacionalização é uma peça-chave.”

Luís Alves
Luís Alves

“Sendo a internacionalização um fator presente e essencial para as empresas, procurei um mestrado de cariz teórico/prático centrado em estratégia e comércio internacional, motivo pelo qual ingressei no Mestrado em Economia e Gestão Internacional, na FEP. Aliado à reputação da instituição (FEP), o MEGI, por via do corpo de docentes de excelência, procura munir os seus estudantes de ferramentas e princípios teóricos essenciais para qualquer carreira académica e profissional. Através de seminários e trabalhos práticos, este mestrado serve de ponte à aproximação dos alunos ao tecido empresarial. Todas as competências adquiridas durante o mestrado permitiram-me atuar com destaque no seio das organizações, bem como, contribuíram para uma melhoria do meu desempenho enquanto Gestor de Projetos internacionais. Recomendo o MEGI a todos aqueles que procuram um papel activo nas organizações e que operam num mercado cada vez mais global.”

Mário Santos
Mário Santos

“Hoje em dia, ter uma visão internacional, uma visão global é fundamental, quer para nós enquanto cidadãos, quer para as empresas enquanto organizações. Somos cidadãos do mundo e as empresas são organizações do mundo.
Sendo responsável de marketing de uma empresa que atua em diversos mercados internacionais, com o MEGI ganhei, essencialmente, uma visão estratégica sobre o negócio internacional e sobre a forma como a estratégia de uma empresa deve ser adaptada a um determinado mercado.
Costumo dizer que a minha formação de 5 anos na FEP (licenciatura e mestrado) permite-me estar, constantemente, preparado para compreender e enfrentar os desafios que todos os dias surgem no seio de um grupo com operações em diferentes países.”

Mestrados > Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Dias, M. & Teixeira, A.A.C. (2018), “The importance of geopolitical factors in international location decisions: The Russian Federation Case“, in Economic and Geopolitical Perspectives of the Commonwealth of Independent States and Eurasia, Edited by O. Karnaukhova, A. Udovikina, B. Christiansen, IGI Global, pp. 40-90.

Forte, R. & Moreira, A.S. (2018), “Financial Constraints and Small and Medium-Sized Firms’ Export Propensity: Evidence from Portuguese Manufacturing Firms”, International Journal of the Economics of Business, 25(2): 223-241.

Forte, R. & Ribeiro, R. (2019), “The impact of offshoring on home country’s employment“, Estudos Económicos, forthcoming

Oliveira P. & Forte R. (2018), “Labour Market Flexibility and FDI Attraction: A Macroeconomic Analysis”, Panoeconomicus, Advance online publication, 1-28. doi:10.2298/PAN180116030O.

Paco, S.R. & Ramos, M.C.P. (2018), “Entrepreneurship in Portugal of immigrants from countries outside the European Union”, HOLOS, 34: 365-385.

Silva, V. & Forte, R. (2018), “The Impact of Foreign Direct Investment on Home Country Exports”, Journal of International Commerce, Economics and Policy, 9 (1-2): 1850005.

Teixeira, A.A.C. & Loureiro, A.S. (2019), “FDI, Income Inequality and Poverty: A Time Series Analysis of Portugal, 1973-2016“, Portuguese Economic Journal, forthcoming, Springer [Indexed in WoS and Scopus]

Teixeira, A.A.C. & Nascimento, S. (2019), “FDI in Small States and unattractive markets: the case of São Tomé and Príncipe“, Journal of Contemporary African Studies, forthcoming

Candidatura

Edital de Candidatura
Adenda ao Edital

A FEP pode ser a sua próxima casa!

Candidate-se
Contacte-nos