Língua
Português**
Propinas*
Nacionais: 1.500€
Internacionais: 5.000€
Internacionais CPLP: 2.750€
Data limite candidaturas
01-03-2023
Horário
Pós-laboral
Duração
2 anos
Início do programa
Setembro 2023
* Propinas em vigor no ano letivo 2023/24 (tempo integral). Saiba mais aqui.
** Podem existir disciplinas lecionadas em inglês
Raquel Meneses
Diretora do Mestrado em Marketing
Mestrados > Mestrado em Marketing
1.º Ano
1.º Semestre | |
---|---|
Nome | Créditos |
Marketing | 7,5 |
Estratégia Empresarial | 7,5 |
Estudo de Mercado e Comportamento do Consumidor | 7,5 |
Unidades curriculares de opção do 1.º semestre do 1.º ano
* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos |
7,5 |
2.º Semestre | |
---|---|
Nome | Créditos |
Gestão da Marca e Comunicação de Marketing | 7,5 |
Marketing Business-to-Business | 4 |
Marketing Relacional | 4 |
Marketing de Serviços | 3,5 |
Marketing Internacional | 3,5 |
Unidades curriculares de opção do 2.º semestre do 1.º ano
* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos |
7,5 |
2.º Ano
Anual | |
---|---|
Nome | Créditos |
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio | 45 |
1.º Semestre | |
---|---|
Nome | Créditos |
Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio | 7,5 |
Unidades curriculares de opção do 1.º semestre do 2.º ano
* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 8 créditos |
7,5 |
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Destinatários
O Mestrado em Marketing destina-se a todos os que:
- Já trabalhando na área de Marketing, da Comunicação ou das Vendas por exemplo, pretendem ir mais além através de uma efetiva valorização profissional;
- Desenvolvendo uma atividade profissional noutras áreas ou estando a entrar agora no mercado de trabalho, ambicionam uma carreira de sucesso no domínio do Marketing.
Perfil do estudante
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Oportunidades de carreira
O Mestrado em Marketing é uma mais-valia não só para quem pretende exercer uma profissão nesta área, mas também para quem necessita de uma adequada preparação científica para prosseguir estudos neste domínio de especialização
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Rankings
Em 2022 o Mestrado em Marketing da FEP foi considerado pela Eduniversal o 20.º melhor programa na área de Marketing da Europa Ocidental.
O Mestrado em Marketing integra a 91.ª posição do QS Business Masters Rankings 2023, que elenca os melhores programas do mundo na área do Marketing.
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Testemunhos
“O meu percurso profissional levou-me ao marketing e depois de três anos de trabalho na área senti a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos para conseguir responder às necessidades e desafios que o negócio trazia. A Faculdade de Economia da Universidade do Porto surgiu como a melhor opção, não só pela sua reputação e prestígio como pela qualidade do corpo docente e a variedade de disciplinas incluídas no Mestrado em Marketing. O curso permitiu-me ter uma visão global da área que tornaram a minha prestação no mundo profissional muito mais valorosa. O foco mais aprofundado em tópicos como a gestão empresarial e gestão da marca deram-me as ferramentas que procurava para complementar a minha formação.”
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Outras informações
Pode aceder a esta informação aqui.
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Brandão, A. & Machado S. (2020). How Consumers Respond to Editorial Communication Strategies: Is Content Marketing Replacing Publicity? DOI 10.4018/978-1-5225-8575-6.ch020
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Fernandes, S., Brandão, A., & Brito, C. (2018). Business Plan: In or Out? A Holistic View of the Combination of Planning and Learning Processes When Evaluating Business Opportunities. in Mura, Ladislav (ed.), “Entrepreneurship – Development Tendencies and Empirical Approach”. InTech. DOI: 10.5772/intechopen.71844. pp.377- 392
Brandão, A., Gadekar, M. & Cardoso, F. (2018). The impact of a firm’s transparent manufacturing practices on women fashion shoppers. Journal of Global Fashion Marketing. 9 (4): 322-342. DOI: 10.1080/20932685.2018.1503555
Brandão, A. & Oliveira R. (2019). Internationalization Strategies in Music Festivals. Scientific Annals of Economics and Business ,66(SI1), 91-112. DOI: * 10.2478/saeb-2019-0018
Brandão, A. et al. (2019). Antecedents and consequences of luxury brand engagement in social media. Spanish Journal of Marketing, Vol. 23, Nº2, 163-183. * DOI: * 10.1108/SJME-11-2018-0052
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Fernandes, T., & Moreira M. (forthcoming) Consumer Brand Engagement, Satisfaction and Brand Loyalty: A Comparative Study between Functional and Emotional Brands, Journal of Product and Brand Management
Oliveira, B. & Casais, B. (forthcoming). The importance of User-Generated Photos in restaurant selection. Journal of Hospitality and Tourism Technology. [ISSN 1757-9880]
Brandão, A. , Santos e L. D., Martins, M. (2017), “Brand equity: a probabilistic approach on brand preference”, 10th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Roma, setembro 2017.
Castro, C. e Casais, B. (2017) “A comunicação do Turismo Acessível: um estudo sobre as atrações turísticas da cidade do Porto”, V Congresso Internacional Casa Nobre um Património para o Futuro, Arcos de Valdevez, 30 de novembro a 2 de dezembro.
Moreira, M. e Fernandes, T. (2017), “Customer Brand Engagement, Satisfaction and Brand Loyalty: A Comparative Study between Functional and Emotional Brands“, 5th International Consumer Brand Relationship Conference, Porto, Maio 2017.
Ribeiro, R. e Agante, L. (2017), “Comparison between gifted and non-gifted children on the perception of money and acquisition of consumer skills“, 6th International Conference on Emotional Intelligence, Porto, Julho 2017.
Sampaio, A.C., Brandão, A. e Rodrigues, P. (2017), “Modeling the impact of sports events in the attitude toward the brand”, 5th International Consumer Brand Relationships Conference, Porto, Maio 2017.
Brand trust scale – an approach to baby care category, Inês Martins, orientação de Amélia Brandão.
Gestão da Marca: auditoria à identidade e posicionamento da marca. Caso de Estudo: Argacol – Tintas e Vernizes, S.A. (Relatório de Estágio), Patrícia Vieira do Vale, orientação de Amélia Brandão.
A aplicação de Modelos de Análise e Gestão de Carteiras de Clientes em Mercados Business-to-Business – Estudo de Caso: Carteira de Cliente Corporate Informa D&B (Trabalho de Projeto), Patrícia Pereira, orientação de Catarina Roseira.
Social Media and E-commerce: a study on motivations for sharing content from Ecommerce websites, Tiago Costa, orientação de Beatriz Casais.
Market segmentation and travelling patterns based on Tourist’s paths in the Porto Region, Ana Filipa Silva, orientação de Pedro Campos e Carlos Ferreira.
Pedro Sacadura Mendes
“Optei pelo Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, não só porque estava mais seguro em relação à credibilidade da instituição, como dispunha, igualmente, de algumas referências, que permitiram fazer uma escolha mais ponderada. A elevada qualidade de ensino aliada a uma forte vertente prática, transversal aos vários setores profissionais, tornaram este desafio bastante enriquecedor. O Mestrado, altamente completo, foi essencial para a minha progressão profissional. Proporcionou-me ferramentas teóricas na área do Marketing, cada vez mais indispensáveis para qualquer profissional da área da comunicação. Em simultâneo, dotou-me de competências e de conhecimentos sólidos, próprios dos setores da gestão e da economia, pouco aprofundados na minha formação de base. A linguagem comum adotada pelos professores facilitou a aprendizagem por osmose, permitindo a troca contínua de perspetivas entre alunos de várias áreas profissionais, todas diferentes mas sempre complementares.”
Susana Marques
“O meu percurso profissional levou-me ao marketing e depois de três anos de trabalho na área senti a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos para conseguir responder às necessidades e desafios que o negócio trazia. A Faculdade de Economia da Universidade do Porto surgiu como a melhor opção, não só pela sua reputação e prestígio como pela qualidade do corpo docente e a variedade de disciplinas incluídas no mestrado em Marketing. O curso permitiu-me ter uma visão global da área que tornaram a minha prestação no mundo profissional muito mais valorosa. O foco mais aprofundado em tópicos como a gestão empresarial e gestão da marca deram-me as ferramentas que procurava para complementar a minha formação.”