Língua
Inglês
Propinas*
Nacionais: 1.500€
Internacionais: 5.000€
Internacionais CPLP: 2.750€
Horário
Pós-laboral
Duração
2 anos
* Propinas em vigor no ano letivo 2024/25 (tempo integral). Saiba mais aqui.
Diretora do Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão
Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão
1.º Ano
1.º Semestre | |
---|---|
Nome | Créditos |
Extração de Conhecimento de Dados I | 6 |
Bases de Dados e Programação | 6 |
Estatística Aplicada | 6 |
Análise de Dados | 6 |
Laboratório | 6 |
2.º Semestre | |
---|---|
Nome | Créditos |
Extração de conhecimento de Dados II | 6 |
Otimização | 6 |
Métodos de Previsão e Séries Temporais | 6 |
Unidades curriculares optativas a escolher entre a oferta da U.Porto ao nível do 2º ciclo, sujeita a validação prévia pela Comissão Científica do CE | 12 |
2.º Ano
1.º Semestre | |
---|---|
Nome | Créditos |
Seminários | 6 |
Estudos de Caso Quantitativos | 9 |
Plano de Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio | 9 |
Unidades curriculares optativas a escolher entre a oferta da U.Porto ao nível do 2º ciclo, sujeita a validação prévia pela Comissão Científica do CE | 6 |
2.º Semestre | |
---|---|
Nome | Créditos |
Dissertação/ Projeto/Estágio | 30 |
Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão
Destinatários
Estudantes ou profissionais com conhecimentos básicos de estatística que pretendam consolidar e aprofundar competências para:
- extrair e analisar informação de grandes conjuntos de dados (big data) com o objetivo de prestar apoio à tomada de decisão informada;
- desenvolver sistemas de inteligência empresarial (Business intelligence).
- pretendam prosseguir estudos de 3º ciclo em áreas que requerem análises quantitativas.
Perfil do estudante
Dados referentes ao ano letivo 2022/2023.
Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão
Oportunidades de carreira
Os conhecimentos e técnicas proporcionados por este mestrado são aplicáveis a qualquer setor e área de atividade. Alguns exemplos são: distribuição, retalho, telecomunicações, banca, seguros, indústria transformadora, transportes e saúde.
EMOS
Os estudantes têm acesso, sob certas condições, à qualificação EMOS (European Master in Official Statistics). O EMOS foi criado pelo Eurostat e pelo Sistema Estatístico Europeu (SEE) em 2014 com os objetivos de incorporar o tema das estatísticas oficiais nos curricula de modo a colmatar as necessidades de formação e recrutamento e constituir uma base de recrutamento de profissionais de estatística altamente qualificados para o SEE e para o Sistema Europeu de Bancos Centrais (ESCB).
Mais informações aqui.
Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão
Rankings
O Mestrado está classificado na 9.ª posição do Eduniversal Masters Ranking 2024 que distingue os melhores programas da Europa Ocidental na área de Data Analytics.
O Mestrado integra a +101.ª posição do QS Business Masters Rankings 2024, que elenca os melhores programas do mundo na área de Business Analytics.
Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão
Testemunhos
“Decidi inscrever-me no MADSAD porque queria expandir os conhecimentos analíticos adquiridos durante a Licenciatura em Economia na FEP. Com este mestrado aprendi técnicas avançadas de Data Analysis e Data Mining que me permitiram extrair informação útil de Big Data para resolver problemas complexos. Considero este mestrado um grande investimento, uma vez que os peritos em Data Science são necessários em quase todos os setores de trabalho e há falta de pessoas com as competências necessárias para estas posições. Assim, se tem uma paixão pela matemática, estatística e sistemas de informação, aconselho vivamente este mestrado a ser o próximo passo no seu caminho académico.”
“A decisão de frequentar o MADSAD foi motivada pela transversalidade e pertinência das matérias abrangidas, tendo as expetativas sido completamente cumpridas. A excelência do corpo docente potenciou a aquisição de competências. A heterogeneidade de afiliação dos estudantes enriqueceu a discussão, permitindo ainda a expansão da minha rede de contactos a novos grupos. No geral, foi uma experiência muito enriquecedora, da qual resultou uma evolução pessoal e profissional significativa.”