Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Candidate-se
Contacte-nos

Língua

Inglês

Propinas*

1.500€ / ano

Data limite candidaturas

01-03-2022

Horário

Pós-laboral

Duração

2 anos

Início do programa

Setembro 2022

* Propinas em vigor no ano letivo 2022/23 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE). Saiba mais aqui.

O processo de tomada de decisão nas empresas e outras organizações depende fortemente do conhecimento que os decisores têm sobre a realidade onde a empresa opera (mercados, consumidores, produtores, etc). Grande parte deste conhecimento é obtido dos dados resultantes da atividade normal de negócio e que são continuamente acumulados pelos sistemas de informação transacionais. O processamento eficiente e eficaz destes dados para o conhecimento acionável pode resultar num melhor desempenho da empresa. O processo de análise dos dados para extração de conhecimento acionável a partir de grandes volumes de dados, inclui várias técnicas específicas de estatística e de data mining (exploração de dados). Todo o conhecimento extraído dos dados serve, fundamentalmente, para apoiar a tomada de decisão. De acordo com um relatório recente do McKinsey Global Institute, “data analytics” é fundamental num mundo comandado por dados.

Maria Eduarda Silva
Diretora do Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Extração de Conhecimento de Dados I 6
Bases de Dados e Programação 6
Estatística Aplicada 6
Análise de Dados 6
Laboratório 6
2.º Semestre
Nome Créditos
Extração de conhecimento de Dados II 6
Otimização 6
Métodos de Previsão e Séries Temporais 6
Unidades curriculares optativas a escolher entre a oferta da U.Porto ao nível do 2º ciclo, sujeita a validação prévia pela Comissão Científica do CE 12

2.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Seminários 6
Estudos de Caso Quantitativos 9
Plano de Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio 9
Unidades curriculares optativas a escolher entre a oferta da U.Porto ao nível do 2º ciclo, sujeita a validação prévia pela Comissão Científica do CE 6
2.º Semestre
Nome Créditos
Dissertação/ Projeto/Estágio 30
Mais informações

Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Destinatários

O Mestrado destina-se a potenciais decisores que desejem adicionar valor às suas competências estratégicas, tirando partido das técnicas avançadas de processamento de informação para análise de dados e apoio à decisão. O Mestrado é também adequado a especialistas em processamento de informação que desejam ter um papel ativo no desenvolvimento de sistemas computacionais para inteligência empresarial (business intelligence) e apoio à decisão.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Oportunidades de carreira

O MADSAD destina-se a potenciais decisores que desejem adicionar valor às suas competências estratégicas, tirando partido das técnicas avançadas de processamento de informação para análise de dados e apoio à decisão.

Este mestrado foi concebido para aqueles que desejam promover o seu desenvolvimento profissional, bem como para aqueles que necessitam de uma formação científica e técnica de base para a atualização do seu conhecimento acerca dos mais recentes avanços nas respetivas áreas. Os setores em que estas técnicas e conhecimento são aplicáveis são muito diversos, como a distribuição, banca, a indústria transformadora, seguros, transportes, indústria, retalho, serviços (incluindo setor da saúde), etc..

EMOS

Os estudantes têm acesso, sob certas condições, à qualificação EMOS (European Master in Official Statistics). O EMOS foi criado pelo Eurostat e pelo Sistema Europeu de Estatísticas (ESS) em 2014 com os objetivos de incorporar o tema das estatísticas oficiais nos curricula de modo a colmatar as necessidades de formação e recrutamento e constituir uma base de recrutamento de profissionais de estatística altamente qualificados para o ESS e o Sistema Europeu de Bancos Centrais (ESCB).

Mais informações aqui.

Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Rankings

Em 2021 o Mestrado da FEP foi considerado pela Eduniversal o 9.º melhor programa de mestrado na área de Data Analytics da Europa Ocidental.

O Mestrado integra a 94.ª posição do QS Business Masters Rankings 2022, que elenca os melhores programas do mundo na área de Business Analytics.

Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Testemunhos

Andreia Conceição
Andreia Conceição

“Decidi inscrever-me no MADSAD porque queria expandir os conhecimentos analíticos adquiridos durante a Licenciatura em Economia na FEP. Com este mestrado aprendi técnicas avançadas de Data Analysis e Data Mining que me permitiram extrair informação útil de Big Data para resolver problemas complexos. Considero este mestrado um grande investimento, uma vez que os peritos em Data Science são necessários em quase todos os setores de trabalho e há falta de pessoas com as competências necessárias para estas posições. Assim, se tem uma paixão pela matemática, estatística e sistemas de informação, aconselho vivamente este mestrado a ser o próximo passo no seu caminho académico.”

Pedro Costa
Pedro Costa

“A decisão de frequentar o MADSAD foi motivada pela transversalidade e pertinência das matérias abrangidas, tendo as expetativas sido completamente cumpridas. A excelência do corpo docente potenciou a aquisição de competências. A heterogeneidade de afiliação dos estudantes enriqueceu a discussão, permitindo ainda a expansão da minha rede de contactos a novos grupos. No geral, foi uma experiência muito enriquecedora, da qual resultou uma evolução pessoal e profissional significativa.”

Mestrados > Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Main Factors Driving the Open Rate of Email Marketing Campaigns
Andreia Conceição; Orientador: João Gama
(Artigo apresentado na conferência 22nd International Conference on Discovery Science, 2019)

Big Data techniques for solar power forecasting
Rui Miguel da Cunha Nunes; Orientadores – João Gama e Ricardo Bessa

Modelo de Apoio à Decisão Multicrédito para a Avalição de Desempenho de Motoristas numa Empresa Portuguesa de Transportes Rodoviário“; Raquel Morte; Orientador: Maria Pereira

Failure Prediciton – An Application in the Railway Industry“; Pedro Pereira; Orientador: João Gama

Dinâmicas de Comunidades em Redes Sociais de Grandes Dimensões“; Vitor Cerqueira; Orientador: João Gama

Selection of a Strategic Plan Using Multi-objective Optimization“; Evgeniya Shamonova; Orientador: Dalila Fontes.

Candidatura

Edital de Candidatura
Adenda ao Edital

A FEP pode ser a sua próxima casa!

Candidate-se
Contacte-nos